O que é CrimethInc.?

É preciso ser muito ousado para usar suas próprias crimidéias contra si mesmo. Crimidéia não é CrimethInc.; ela é sim o espírito lúdico de destruição que — esperamos — salve a CrimethInc. de si mesma.

CrimethInc. levanta contradições da mesma forma que os outros levantam cercas: para se proteger da ideologia, do atrofiamento. CrimethInc. é um segredo — e ainda assim faz um chamado por revolta que será ouvido em todos os cantos dos Territórios Ocupados assim que você terminar de ler esta frase¹.

Escute o silêncio com atenção, e você ouvirá trovoadas lá dentro.

CrimethInc. é a intuição da moda de uma nova rebelião juvenil que vai muito além da juventude e da rebelião. CrimethInc. é uma organização sem profetas que não visa lucros. CrimethInc. é linda: é feia, quando a beleza está dividida em desfiles e tudo que é bonito foi patenteado, é uma investida no desconhecido para buscar novas fontes de alegria, antes que todos sufoquemos como fermento em nosso próprio excremento.

CrimethInc. é a cura para os cânceres com os quais eles se propõem a curar o câncer. CrimethInc. faz uma varredura pelas ruas com fogo e faixas e entra furtivamente na sala de aula na forma de xerox e sussurros. CrimethInc. pilota o navio sem leme que é o movimento do movimento, codificado nos caminhos daqueles que trocam servidão por vagabundagem; CrimethInc. esmaga o turismo e todas as outras fórmulas desprezíveis para se correr sem sair do lugar.

CrimethInc. é o Último Afrouxamento: está aqui sob as ordens dos desordenados, para que nada fique em ordem, ou sirva ordens, de novo. Oh, você, rebelde sem causa, CrimethInc. é o seu bilhete para sair daqui que você tanto esperou — se você estiver a fim de usá-lo, pois CrimethInc. é o que você mesmo faz, nada além disso.

CrimethInc. está atuando sempre que trabalhadores sonham acordados, sempre que um banco estiver sendo roubado, em aviões que passam sobre o litoral brasileiro ao nascer do sol. Ela mantém horários de trabalho em prédios sitiados pela tropa de choque, ocupados por rapazes e moças que escaparam dos seus condomínios para se apaixonar. Pegue o último trem da noite de La Plata para Buenos Aires, e se as portas estiverem abertas para que você possa sentar nos degraus do vagão escutando os jovens passageiros batucarem um samba nos assentos e cantarem juntos atrás de você, enquanto a noite argentina passa pela janela, e você se dá conta de que tem uma carta ou um livro que precisa escrever — e naquele momento, você terá chegado em um fronte avançado.

CrimethInc. está presente sempre que algo ou alguém esteja em chamas. O campo de operações da CrimethInc. se estende onde quer que existam crimidéias, e mais:

ele se acelera através das águas do Ártico no despertar de cometas caídos e engolidos pelo frio,

em cidades russas cercadas por vastos rios no fim do inverno — os estalos do gelo se derretendo ecoando na noite,

chegando no polos magnéticos² onde as bússolas giram, e seguindo em frente

no fundo do oceano onde jazem os cadáveres macios das baleias.

 


1 – Não acredita em nós? Você o escutou, não é?

2 – É importante ressaltar que os polos magnéticos não são fixos — eles se deslocam sobre a superfície da terra. Este é, na verdade, exatamente o tipo de viagem sancionada e realizada pelos agentes da CrimethInc: invisível, detectável somente pelos efeitos registrados a milhares de quilômetros de distância, mas de impacto global…